Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Conheça a história da Massoterapia

                                                                   COMO SURGIU O TERMO     M A S S O T E R A P I A

O Termo M A S S O T E R A P I A foi criado introduzido e sistematizado por Profissionais MASSAGISTA no ano de 1.980.

HISTÓRIA da MASSAGEM / MASSOTERAPIA 

 


A MASSAGEM, já era praticada no ano 2.800 antes de Jesus o Cristo pelas antigas civilizações: Chinesa, Japonesa, Egípcia, Persa, Grega. 

Com a imigração no inicio do século XX dos orientais para o Brasil, vieram muitos Práticos e Médicos que introduziram na sociedade brasileira as Técnicas de Massagem como instrumental terapêutico. 

Os MASSAGISTAS que ao longo dos anos adquiriram as experiências que foram passando de geração em geração; E com as mudanças no modo de viver das pessoas, alguns se tornaram muito conhecidos pôr atenderem os Jogadores de Futebol. 

A partir de 1978 a mídia impressa nacional começou a divulgar anúncios das "famosas casas de massagem for man", em 1979 o consagrado massagista Mário Américo foi preso por exercício ilegal da Medicina acusado de receitar medicamentos. 

Com o aumento da procura pôr Profissionais cada vez mais qualificados, houve a necessidade de aperfeiçoamento do Profissional Massagista e, após várias reuniões o estudioso profissional de Massagem Professor WILSON CORREA DE MOURA, que então militava no Distrito Federal, decidiu abraçar a bandeira da promoção, defesa, valorização e dignificação dos verdadeiros profissionais de massagem no Brasil e, depois de vários contatos com colegas da área, médicos e autoridades da área de saúde, decidiu adaptar o termo Massoterapia da língua Espanhola, traduzindo para a língua Portuguesa com a palavra MASSOTERAPIA. 

DEFINIÇÃO do Termo MASSOTERAPIA

Etimologicamente a palavra Masso em grego, significa o ato de amassar e Therapeia significa terapia = Tratamento. 

A MASSOTERAPIA - Significa o ato de massagear o corpo ou parte dele com fins terapêutico, que de acordo com nosso juízo cinético a massagem é a transmissão aos tecidos orgânicos de movimentos oscilantes de freqüência determinada, com fins terapêuticos e englobando todas as Técnicas Corporais



Shiatsu, Anma, Tui-Ná, Seitai, Shantala, Do-In, Ayurvédica, Reflexologia, Quiropraxia, Reiki, Yoga, Terapia Pranica, Rolfing, entre outras. 

MASSOTERAPEUTA é o Profissional que atua com o conhecimento destas Técnicas Corporais. 

Cunhado o novo termo o Professor Wilson Correa de Moura fez uma verdadeira cruzada nacional até que em 1981, introduziu no SESC/SENAC de São José dos Campos - SP, o primeiro serviço de Massoterapia, no Brasil, contando com o apoio de Associação Paulista de Medicina (APM - regional), do Instituto Nacional de Previdência Social (INAMPS) e da Prefeitura Municipal de São José dos Campos – SP (PM SJC), organizou e realizou no SESC/SENAC em 1983, a Primeira Jornada de Massoterapia do Vale do Paraíba, reunindo expositores das áreas de Massagem, Medicina, Fisioterapia e Psicologia, numa iniciativa inédita que mereceu destaque na mídia impressa, televisada e falada nacional. 

A partir da realização desse evento o Professor Wilson Correa de Moura buscou a consolidação da nova denominação com a introdução do termo Massoterapia na Enciclopédia Britânica e Barsa e, já em 1985 tiveram o termo Massoterapia inserido nos verbetes dos dicionários brasileiros, elevando à promoção em nível nacional; coroado de êxito pleno o trabalho abraçado há quatro anos por Wilson de Moura, que o conseguiu resgatar o bom conceito dos profissionais e abrir um novo mercado de trabalho no País para servir à sociedade em geral com carinho e respeito a que faz jus. 

Com esta definição do termo MASSOTERAPIA, em todo o Brasil e em outros países começou-se a estruturar a  Categoria Profissional, diferenciada e expressiva, um corpo de Profissionais que utiliza seus conhecimentos da Técnica aplicada como recurso e instrumento de Trabalho as MÃOS como extensão do CORAÇÃO e como princípio o “CUIDAR” (que vem do Latim “cura”, antigamente escrita = coera), a qual expressa a atitude de dedicação, disponibilidade e contém em si responsabilidade respeito, consciência, atenção, preocupação e ética, sendo a base para a compreensão do ser humano, trabalhando com liberdade e promovendo a saúde com amor. 

O TERAPEUTA (que vem do Grego “Terapeuten”), significa aquele que cuida e cura a si mesmo antes de tudo, e assim como cuida-se do pequeno Ser que nasce e merece crescer saudável, através das MÃOS que canalizam a energia universal da Vida, e o toque da Massagem no cliente lhe proporciona a segurança, o bem estar e o alívio das dores. 

Técnicas Básicas de Massoterapia


1) Deslizamento: Consiste em deslizar as mãos sobre a superfície do corpo, com diferentes pressões: suaves, médias e profundas. Nas direções longitudinal, transverso e oblíquo. O deslizamento SUAVE age na epiderme, sensibilizando terminações nervosas,removendo a camada epitelial, com ação calmante e despertando a consciência corporal.O deslizamento Médio age na derme e hipoderme, age sobre a elasticidade da pele,desfaz aderências , estimula a circulação sanguínea e linfática, aumentando assim a oxigenação e nutrição dos tecidos.


2) Amassamento: É um conjunto de manobras de deslocamento, pressionando e comprimindo toda a superfície das mãos sobre os músculos. O amassamento tem ação fisiológica de atuar sobre tecidos epitelial, nervoso, sanguíneo  linfático, adiposo,glandular, contribui no fortalecimento do retorno venoso, desintoxicando fibras musculares através de maior nutrição celular. É possível usar o amassamento em todos os tipos de massagem por ser considerada uma das manobras mais completas. O amassamento dever ser aplicado de forma não profunda para evitar provocar irritação na pele. É indicada a aplicação em casos de atrofia muscular e em tecidos flácidos no abdome, glúteos, e regiões da coluna vertebral dorsal e lombar.


3) Fricção: A manobra de fricção consiste no deslizamento das mãos sobre a superfíciedo corpo em movimentos circulares, rápidos, curtos e alternados. A fricção produz calor local, e sua força deve iniciar suave podendo chegar à forte, sem deixar de ser harmonioso.Pode ser usado em todo o corpo. Quando aplicado na cabeça, usa-se a polpa dos dedos,friccionando o couro cabeludo e face.


4) Pinçamento: Consiste em movimentos dos dedos para espremer e pinçar músculos e ligamentos, utilizando dois, três ou cinco dedos. É indicado para estimular a circulação sanguínea  ativar músculos, manipular aderências e estimulando a circulação sanguínea e a flacidez.O pinçamento Simples: Prende a pele na ponta dos dedos, estica ao máximo sua elasticidade e solta, desfazendo aderências e estimulando a circulação sanguínea. O pinçamento Rolante: Prende a pele na ponta dos dedos e faz-se um movimento rolante em linhas retas. Este tipo de pinçamento também tem ação fisiológica de desfazer aderências além de ser usada nas algias.O pinçamento pode ser aplicado nos membros superiores, membros inferiores, glúteos, pescoço, abdome e regiões da coluna vertebral lombar, dorsal e cervical.


5) Vibração: Esta manobra é aplicada com a palma das mãos pressionando a pele, com força intensa. Tem efeito calmante, analgésico e antispasmódico, atuando sobre terminações nervosas e ativando a circulação


 

Quem pode exercer a profissão de massagista? 
A profissão de "massagista" encontra sua regulamentação na Lei nº 3968/61, que assim dispõe em seu artigo 1º: 

"Artigo 1º O exercício da profissão de Massagista só é permitido a quem possua certificado de habilitação expedido e registrado pelo Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina após aprovação, em exame, perante o mesmo órgão." 

Conforme se verifica, o exercício da profissão de Massagista, quando da sua primeira regulamentação, estava vinculado à emissão de um certificado a ser expedido pelo Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina, após a realização de um exame, perante este mesmo órgão. 

Referido Serviço foi criado na década de 30, sendo que sempre esteve vinculado ao Ministério da Saúde (em que pese este ainda estar vinculado ao Ministério da Educação esta época). Em 1957 foi incorporado às suas funções também a fiscalização farmacêutica, passando à denominação de "Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina e Farmácia". 

Todavia, ao que consta do atual organograma do Ministério da Saúde, o Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina e Farmácia não faz mais parte dos órgãos que o compõem, tendo suas atribuições sido repassadas à Vigilância Sanitária. 

Assim, ficaria esta, por intermédio de suas descentralizações a responsável pela atuação prevista na lei específica (3968/61), no aspecto relativo à profissão do massagista. 

Outrossim, podemos afirmar que a atividade desenvolvida pelo "massagista" não é considerada como especialidade médica, tampouco estando sob a proteção deste Conselho Regional de Medicina. 

Não há nenhuma regulamentação mais recente acerca da atuação do massagista que pudesse trazer maiores informações a respeito do seu exercício regular, não restando dúvida, entretanto, de que o mesmo compõe a esfera dos profissionais de saúde, estando vinculados, como tal, à vigilância sanitária. 

Em termos de direito comparado, podemos citar como exemplo o direito português que regula a questão por intermédio do Ministério do Trabalho e da Solidariedade e define o massagista como "o trabalhador que dá massagens para fins médicos, visando a ativar a circulação, cuidar de lesões musculares, eliminar gorduras e toxinas, e obter outros resultados terapêuticos. Ensina o assistido a fazer certos exercícios com carácter corretivo, pode combinar massagem com outros tipos de tratamentos de vapor, calor úmido, parafango e electroterapia."

No Brasil, podemos dizer que a profissão está muito mais próxima de um trabalho auxiliar à fisioterapia do que, propriamente, à medicina, como vem sendo adotado em outros países, como Portugal acima referido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário